quinta-feira, agosto 24, 2006

Social Annotation

O Social Bookmarking evoluiu, e desta evolução nasceram novas ferramentas:

- Clipmarks: Esse site foi além da simples marcação de um favorito e a publicação deles. Com ele, você grava os textos, imagens e partes relevantes dos sites que você gosta, coloca tags e divide com quem quiser. Os usos são vários: se você está fazendo uma pesquisa de qualquer tipo, vai anotando somente o que é importante de cada página e no final tem um apanhado completo e relevante sobre o assunto. Ou simplesmente busque por um apanhado deste, feito por outro usuário.


- Diigo: Social Annotation como eles mesmo se descrevem. Com essa ferramenta, você não só marca os textos importantes de cada página, coloca tags e divide com o mundo, mas você pode deixar uma página com seus highlights e anotações em forma de post-it para ser enviada a qualquer um, mesmo quem não é cadastrado no site. Esse site é fantástico.


Como a maior parte do que vêm surgindo nessa nova revolução da internet, existem centenas de sites com funções semelhantes, e no blog do Noah Fleming tem uma listinha modesta de 120 sites do tipo. Alguns deles eu discordo que sejam Social Bookmarking e vou explorar mais pra frente.

Existe até um site brasileiro, o linkBlog, mas ainda está um pouco longe dos melhores.

Os sites que colocarei no blog sempre são os que mais uso, mais conheço e mais gosto. Mas obviamente não conheço todos e quando um melhor aparecer, colocarei aqui novamente!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.