quarta-feira, agosto 23, 2006

Social Bookmarking

Essa é sem dúvida uma das partes mais legais e úteis da Web 2.0.

Quando você acha um site legal, indica para os amigos, e da mesma maneira, recebe indicações deles. Agora imagine que você gosta de um assunto muito específico, como "Web 2.0" por exemplo, e seus amigos não podem te indicar nada, ao mesmo tempo que os sites que você encontra indicam endereços que você acaba não gostando. Pois é, isso é extremamente comum, mas o Social Bookmarking parece ajudar muito a resolvê-los.

O conceito é simples. Os usuários disponibilizam seus bookmarks na internet, colocam tags e todos podem facilmente localizar o site. Até aí, nada de mais, mas a partir daí os usuários vão adicionando esse mesmo site para suas próprias listas, e cada vez mais, você pode ver quais são os sites realmente bons.

O Blinklist é um desses sites, e particularmente meu preferido. Outras opções amplamente utilizadas são o Furl e o Del.icio.us, e as diferenças entre eles são sutis.



Mas você pode pensar que colocar os endereços na internet deve ser um processo chato e demorado, mas isso já foi solucionado. Basta você instalar um botão em seu browser que, com um clique, o site está guardado para que você o acesse de qualquer outro lugar do planeta.

Mas a Web 2.0 não parou por aí. O Social Bookmarking evoluiu ainda mais! Mas é assunto para outro post...

Nenhum comentário: