quarta-feira, maio 30, 2007

TV 2.0

Há anos ouvimos sobre as mudanças da televisão. Você poderá interagir. Não precisará ver propaganda. Não perderá nenhum programa, pois assistirá na hora que bem entender. TiVo. TV Digital. HDTV. DVB (padrão europeu). ISDB (padrão japonês). ISDTV (padrão brasileiro). YouTube. Joost.

Mas no final das contas, a nossa televisão de casa continua a mesma. Você senta, vê o que está passando, aproveita para ir ao banheiro nos comerciais, e grava no vídeo cassete ou DVD aquele programa favorito (grava mesmo?). Então onde está essa tal de revolução na TV??

A TV Digital ainda não é uma realidade no Brasil, apesar de estar em fase de implementação e já ter caminhado bastante, mas acho melhor contentar-nos com a nossa TV de casa por mais alguns anos. No entanto, existe uma outra plataforma de transmissão de dados, imagem e som que não depende de políticas, modelos, aprovações de órgãos públicos ou qualquer coisa do tipo. É a internet.

E como ela não fica parada por mais de alguns segundos, as inovações na área são muito rápidas e constantes. Em 2005 foi lançado o YouTube, que logo foi considerado um dos maiores fenômenos da internet, com direito a venda bilionária, processos, manifestações, empresas e até governos de países inteiros proibindo seu acesso.

Em 2007 foram lançadas duas novas inovações nesta área: Joost e BlogTV

O Joost, feito pelos mesmos criadores do Kazaa e do Skype, tem como objetivo ser uma televisão na internet, onde você pode ver o que quiser, quando quiser, interagir com outros que estejam assistindo o mesmo programa, classificar o que gosta ou não gosta, e tudo o mais que você está esperando que um dia chegue na sua TV de casa. Tudo de graça, e a meia dúzia de cliques deste blog.

A grande diferença entre o YouTube e o Joost é que a qualidade de som e imagem do Joost são muito melhores, e todo o conteúdo respeita direitos autorais. À primeira vista pode parecer um fator muito limitante, mas navegando pelos canais se descobre que, mesmo em versão Beta e embrionária, o programa tem um vasto conteúdo, que vai desde seriados de Sci-fi, até shows de MPB.

Quer conhecer? Deixe um comentário com seu e-mail que envio o convite a você!

Ok! A televisão pela internet está indo para um ótimo caminho, mas e aquele fator de sucesso que faz sites como o YouTube e o Flickr serem gigantes? O tal do conteúdo gerado pelo usuário?

Neste ponto o Joost só não é fraco porque este simplesmente não é seu objetivo, e nem deve ser. Para isto exite o BlogTV.

Este site permite que os usuários criem seus próprios canais de TV, 24 horas por dia, totalmente de graça, bastando apenas ter uma webcam. Extremamente intuitivo e fácil de usar, em 1 clique você começa seu “Live Broadcasting” ou assiste a outros, que estão divididos por categorias. Além disso, pode deixar gravados suas últimas transmissões, para que os usuários vejam a qualquer hora.

As possibilidades para quem tem uma banda ou um grupo de teatro, por exemplo, são incríveis, além de, claro, empresas fazer ações de marketing inéditas.

O único defeito que encontrei é que ainda não é possível apagar os vídeos que você cria, ou seja, aquele vídeo de teste que você fez vai ficar lá por um bom tempo.

Aproveitem, pois acredito que futuramente o site será cobrado ou terá grandes limites em sua versão gratuita.

Boa TV 2.0!

7 comentários:

Anônimo disse...

Vale a pena ver o http://joox.net

Tem milhares de filmes e documentários inteiros, de graça, com uma qualidade ótima pra assistir.

Nonato Silva disse...

Eu espero que a internet como tv seja um sucesso. Um bom monitor pra assistir o que eu quiser seria uma maravilha. Ag. um convinte amigo.

Freitas disse...

faltou seu email, amigo!

Jose Roberto disse...

Gostei da matéria, fiquei interessado em conhecer o Joost, vc pode me enviar 1 convite para o meu email ?
jda.gloip@gmail.com

Vlw,
SpiderMan

Kleder Laurion disse...

Olá, tbm me interessei muito em apreciar o Joost, pois sou um fã de TV e educador da rede pública, querendo avaliar as possbilidades pessoais e profissionais.

kleder.zamberlan@gmail.com

Grato,

Kleder

Anônimo disse...

gostaria que voces me descen dicas para poder emquadrar meu site de tv na era tao falada da web 2.0

www.br-tv.net
grato

Anônimo disse...

gostaria de um convite,para poder ver o Joost