segunda-feira, março 12, 2007

DicaSP: Vejinha na Web 2.0


Antes de começar, tenho que admitir que este post tem um "quê" de jabá. Mas pela pertinência do assunto sinto confortável em prosseguir ;)

www.dicasp.com.br

Imagine um site com os mais de 2000 endereços do Banco de Dados de VEJA São Paulo disponibilizados de uma forma totalmente Web 2.0. Baseado no conceito de Bookmarks do Del.icio.us a idéia central do DicaSP é que você monte e compartilhe sua lista de lugares. As listas são disponibilizadas para consulta de todos e você pode ainda adicionar listas de outras pessoas como Favoritas. Ao adicionar um lugar é possível classificá-lo, de forma positiva, negativa ou ainda como uma "wishlist", muito útil para guardar boas dicas e não esquecê-las na hora em que precisar.

A coisa começa a ficar mais interessante quando você identifica usuários com um gosto comum ao seu. Se você descobre na lista de alguém aquele bar que você adora, provavelmente achará também outras coisas que te agradam. É um princípio bastante parecido com o "quem gosta deste também gosta deste" primeiramente utilizado pela Amazom.com.

Outra forma bem legal de descobrir novos lugares é navegando pelas Tags. São palavras-chave que os usuários atribuem aos lugares quando adicionados às suas listas. Pérolas como "pra sair rolando do restaurante", "pra ir bem acompanhado" e "prepare-se para a dolorosa" além de divertidas, demonstram-se relevantes e eficientes.

Se quiser encher de elogios (ou não) aquele lugar que a comida estava maravilhosa mas o atendimento nem tanto, você pode deixar um Scrap. Sua contribuição ficará guardada para todos que consultarem as informações daquele lugar.

Este é um projeto do marketing da VEJA, onde eu trabalho, e foi criado pela Ideal Interactive - Tharso como Gerente de Projetos.

Espero que gostem!

4 comentários:

Anônimo disse...

É nóis, mano!

Freitas disse...

uhuu! haha

Anônimo disse...

aee freitas e gui!
parabéns pela iniciativa do blog.
tenho uma única crítica ao DicaSP: por que não dá para incluir lugares?

achei o site super útil, legal e perfeito para navegar. Só falta isso.
abs.
Caíque

Gui Hnz disse...

Valeu Caíque.
Pertinente seu comentário... Não é o primeiro a dizer isto. É apenas uma questão de tempo. ;)