quinta-feira, março 29, 2007

Alugando tudo!

Se nos EUA a moda é alugar seus DVDs e Games, na Inglaterra a nova onda é alugar sua vaga da garagem. Mas não é um simples aluguel para o vizinho: você pode alugar diariamente, para quem quiser, ou mesmo reservar sua vaga ao lado do Banco, antes de chegar nele. Tudo online.
Ficou com inveja, né?



Para proteger os donos das vagas, o endereço completo só é passado para o "inquilino" quando ele confirma o interesse na vaga. Antes disso somente a rua e o CEP é mostrado, além do ponto no Google Maps integrado ao site.
A pessoa pode alugar por dia, semana, mês, ou como preferir, dentro das opções dadas pelo dono da vaga.
Simples, útil, 2.0, fantástico.



Agora resta a dúvida: você usaria este serviço no Brasil?

quarta-feira, março 28, 2007

Firefox Add-ons

Mais um post sobre os addons do FireFox.
Pra quem tem um blog, esse vale a pena!

Minha única crítica: upload de imagens no post. Mas acho que é culpa do Blogger e não do add-on.

Chama-se ScribeFire e permite que você rapidamente faça um novo post diretamente da plataforma do programa.



Resumindo, você fica com meia tela na internet e meia tela no post, o que facilita bem nossa vida.


Aluga-se!

"A solução pro nosso povo eu vou dar
Negócio bom assim ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui é só vim pegar
A solução é alugar..." Nos EUA!

Está lançado o novo sistema que permite que qualquer um (por enquanto dos EUA) alugue filmes e games de quem quiser e pra quem quiser.

Basta colocar um email e uma senha e pronto, em 1 minuto você está conectado ao que se tornará a maior loja de aluguel da história. E pra completar, você cria sua própria "lojinha" dentro do site, e aluga seus filmes também. Simples assim.

É o conceito da Cauda Longa, de Chris Anderson: existem tantas pessoas que tem alguns filmes e games para alugar, mas tantas, que somadas, elas constituem um conjunto maior do que a maior das lojas convencionais consegue oferecer. A única coisa que precisa é da internet para viabilizar isso.



Agora é só lançar no Brasil. Será que ia dar certo?

LG Google Mobile

Eu continuo acreditando que eles vão dominar o mundo.

A LG anunciou que vai lançar ainda este ano, pelo menos 10 modelos de celular com os serviços do nosso amigo Google já instalados.

Bom pra gente, que vai ter Gmail, Blogger e Maps fácil, fácil, na palma da mão, e ótimo para a LG, que vai vender mais celular.

Ah.. o Google nem considera isso ótimo vai... os lucros vão fazer cócegas neles.


Por aqui deve chegar só no final do ano.


do Bluebus

Meu celular e eu, eu e o Youtube

Ir ao show do Roger Waters, ficar nas primeiras fileiras, gravar tudo com sua câmera digital e, no dia seguinte, postar tudo isto no Youtube. Quer coisa mais Web 2.0 do que isto?

Fazia um certo tempo que eu não ia a Shows, principalmente grandes Shows como este. Aproximadamente 45 mil pessoal lotaram o Morumbi para ver o Roger Waters e banda interpretarem grandes sucessos do Pink Floyd. A apresentação foi um espetáculo, os efeitos visuais deslumbrantes, o telão era imenso... Mas o que mais me chamou a atenção não foi nada disso. Foi a enxurrada de braços ao alto, devidamente equipados com seus widgets digitais gravadores de fotos ou vídeos, ávidos pelo melhor ângulo.

Olhar para a arquibancada lotada durante os momentos de escuridão do show, tornou-se para mim, um espetáculo à parte. Milhares de flashes o tempo todo em cada pedacinho da multidão.

Ok, isto não é novidade, mas agora a coisa é séria. Os celulares de alta resolução são hoje uma realidade bastante comum. A máquina digital está no bolso, o celular está no bolso. Eu, que sou meio desligado com máquinas fotográficas, adorei lembrar, no meio do show, que poderia registar alguns momentos com meu celular, em vídeo!

E, não fosse o Youtube, estes vídeos não teriam a menor graça. Legal mesmo é publicar lá, para todos verem (viverem) aquele momento que eu vivi. Excelente sincronismo tecnológico. O Youtube não seria nada sem os novos celulares. Os celulares multimídias não seriam tão "úteis" sem o Youtube.

Vejam alguns vídeos que outro sortudo (eu não estava tão lá na frente) gravou durante o Show:

http://youtube.com/watch?v=bJS6dpXPaLQ (in the flesh)
http://youtube.com/watch?v=-_sBczGT7Go (shine on)
http://youtube.com/watch?v=UzzTf673K88 (wish)
http://youtube.com/watch?v=5zxTYJ_zLTs (the great)
http://youtube.com/watch?v=erHKsTv7too (perfect sense)
http://youtube.com/watch?v=ovBvcEOEe5g (us)
http://youtube.com/watch?v=x8YCzDFmy9I (another)
http://youtube.com/watch?v=VsU2Qt1B1G4 (confortably)

segunda-feira, março 12, 2007

DicaSP: Vejinha na Web 2.0


Antes de começar, tenho que admitir que este post tem um "quê" de jabá. Mas pela pertinência do assunto sinto confortável em prosseguir ;)

www.dicasp.com.br

Imagine um site com os mais de 2000 endereços do Banco de Dados de VEJA São Paulo disponibilizados de uma forma totalmente Web 2.0. Baseado no conceito de Bookmarks do Del.icio.us a idéia central do DicaSP é que você monte e compartilhe sua lista de lugares. As listas são disponibilizadas para consulta de todos e você pode ainda adicionar listas de outras pessoas como Favoritas. Ao adicionar um lugar é possível classificá-lo, de forma positiva, negativa ou ainda como uma "wishlist", muito útil para guardar boas dicas e não esquecê-las na hora em que precisar.

A coisa começa a ficar mais interessante quando você identifica usuários com um gosto comum ao seu. Se você descobre na lista de alguém aquele bar que você adora, provavelmente achará também outras coisas que te agradam. É um princípio bastante parecido com o "quem gosta deste também gosta deste" primeiramente utilizado pela Amazom.com.

Outra forma bem legal de descobrir novos lugares é navegando pelas Tags. São palavras-chave que os usuários atribuem aos lugares quando adicionados às suas listas. Pérolas como "pra sair rolando do restaurante", "pra ir bem acompanhado" e "prepare-se para a dolorosa" além de divertidas, demonstram-se relevantes e eficientes.

Se quiser encher de elogios (ou não) aquele lugar que a comida estava maravilhosa mas o atendimento nem tanto, você pode deixar um Scrap. Sua contribuição ficará guardada para todos que consultarem as informações daquele lugar.

Este é um projeto do marketing da VEJA, onde eu trabalho, e foi criado pela Ideal Interactive - Tharso como Gerente de Projetos.

Espero que gostem!

quinta-feira, março 08, 2007

Second Life está com os dias contados!

Sim, você leu direito!
O que parece ser o grande fenômeno socio-psico-econômico-tecnológico da atualidade, já está com seus dias contados.
Enquanto aqui no Brasil as pessoas só estão começando a conhecer o grande fenômeno que foi o Second Life nos EUA, e as empresas somente agora pensando em investir dentro de um mundo completamente virtual, uma empresa resolveu mostrar quem é que manda.

Sem mais delongas, vem aí o PLAYSTATION HOME!

Que o PS3 é um dos "videogames" (acho que passou muito disso, mas tudo bem) mais high techs da atualidade, isso você já sabia. Que eles tem a capacidade de fazer os jogos com melhor qualdiade do que qualquer outro console, você também já sabia. Então com todo esse poder de fogo, lançaram o Home, um Second Life, só que MUITO melhor.

Confira no YouTube.

Esse Home tem um potencial absurdo! As empresas que preparem os bolsos!

terça-feira, março 06, 2007

Web App - Editor de Imagem

As coisas melhoraram muito desde que escrevi sobre os editores de imagem online, então resolvi postar uma dica de um site que superou todos que eu havia visto até então.

Ele se chama Picnik, e tem além de um visual totalmente "Web 2.0", muitas funções! Vale a pena conferir.

- Você pode pegar fotos diretamente do seu computador, de um site, do Yahoo! Search, do Flickr ou de uma webcam.
- Além de todas as funções básicas de recorte e ajuste de imagem, ainda tem, alguns efeitos especiais.
- Tem o full screen mode.