quarta-feira, fevereiro 28, 2007

SEO - Mas afinal, o que é Search Engine Optimization?


Muitas pessoas já falam em Search Engine Optimization com a maior naturalidade do mundo. Não apenas em blogs ou sites especializados, SEO está realmente virando parte importante da estratégia de qualquer um que pensa em um produto ou serviço na Web.

Isto não quer dizer que estas pessoas realmente saibam o que estão fazendo, ou melhor, sobre o que exatamente elas estão falando. Me lembra um pouco a época da bolha da Internet onde todos falavam sobre Sites, Home Pages, Portais... Todo mundo queria ter um, sem fazer muita idéia como isto poderia contribuir para seus negócios.

Eu não sou expert em SEO, não darei ( e nem seria capaz de fazer) uma aula técnica sobre o assunto. Pretendo apenas ajudar a mostrar o que isto significa para pessoas que se interessam e que gostariam de entender melhor do que se trata. Portanto, se você já conhece bem o assunto, pare por aqui ;)

Literalmente Search Engine Optimization significa Otimização para Sistemas de Buscas. São regras e métodos aplicados na programação, código e texto de um Website que influenciam no posicionamento dos resultados naturais em sites de busca, como Google e Yahoo.



Resultado de busca natural são todos aqueles que não são Links Patrocinados. Na imagem acima, o que está em azul é resultado da busca natural. Os Links Patrocinados, em vermelho, não são influenciados pelo SEO, eles são pagos. Os buscadores cobram por click cada vez que um usuário clica em cima de um Link Patrocinado.

É justamente esta área em azul que atrai o primeiro olhar dos usuários. Nós acreditamos que este resultado de busca natural é mais "honesto" do que aqueles que pagaram para aparecer em primeiro. Apesar de isto não ser bem verdade (mas isto já é história para um outro Post), a tendência é sim a de olhar para o resultado natural. Mesmo sites com uma boa quantidade de acessos, se bem otimizados, podem aumentar a sua audiência em mais de 80%.

Como eu disse, a otimização de um Site implica em modificar o código, programação e texto das páginas de um Site, de uma forma que facilite a leitura dos buscadores no momento em que eles fazem a indexação das páginas. De uma maneira bem pouco técnica, você deve "ajudar" o Google a ler a sua página.

Alguns dos principais elementos a serem trabalhados na Otimização de um site são:
  • Meta Titles - são os títulos das Páginas. Aparecem nos resultados de buscas e também no navegador, no alto da página.
  • Meta Descriptions - são as descrições das páginas que aparecem apenas no resultado de busca, logo abaixo do título.
  • Keywords - são as palavras-chave de uma página. Aparecem somente no código.
  • URLs - os endereços das páginas. Quanto menor e melhor descreverem o conteúdo, mais relevante para os buscadores.
  • Hierarquia da Informação - são tags que classificam os textos em seu site por uma ordem hierárquica. Aparecem apenas no código.
  • Page Rank - é um ranking criado pelo Google para "classificar" a relevância das páginas. Entre outras coisas, ele é atribuído de acordo com a quantidade de links direcionados para cada página.
Bom, existem ainda muitas outras coisas que contribuem para um melhor posicionamento nos buscadores. Temos aqui um bom começo, espero que tenha ajudado. Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, seguem alguns links:

Do próprio Google (em português)
SEO Firminc (em inglês) - alguns conceitos interessantes.
SEOmoz (em inglês) - um guia bastante completo e profundo.
Boas dicas (em portugês)

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Snap

Repararam uma mudança nos links de todo o blog?
Pois é, se chama Snap!

Esse novo search engine funciona baseado na idéia de que você pode fazer suas buscas bem mais rápido se não precisar entrar em muitos sites até encontrar o que procura, e por isso oferece um preview dos resultados da busca.

Além disso, tem esse widget que instalei no blog, que permite que você veja um preview do link, antes de clicar nele!

Divirtam-se!

Mobile 2.0

Se a Web já é 2.0, agora quem está virando 2.0 é o celular.

Anssi Vanjoki, Vice-presidente Executiva e Gerente Geral de Multimídia da Nokia, disse no ano passado: "Na metade dos anos 90, eu disse que se você não tiver um telefone celular, você estará fazendo uma declaração que você quer ficar fora da sociedade organizada."
"Hoje eu estou falando que em 10 anos, o mesmo será verdade se você não tiver a internet completa em seu bolso."

Ela está certa.
Conheça o ShoZu, o serviço gratuito que permite que você envie a foto que você acabou de tirar, ou o filme que você acabou de fazer com seu celular diretamente para o seu serviço preferido da internet! Até agora, os suportados são os seguintes:



Mas cuidado! O preço de transmissão de dados pelo celular não é dos mais camaradas no Brasil, apesar de estar melhorando.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Web 2.0 sem censura

http://www.dicionarioinformal.com.br/

Que tal um dicionário brasileiro feito totalmente por usuários sem restrição alguma de palavras? Parece que há um certo monitoramento do owner, já que a publicação não é automática. Se sim, deve ser apenas no quesito "pertinência". Já que palavras de baixo calão são não apenas permitidas como bem-vindas.
Cuidado onde clicas... Muitos verbetes vêem acompanhados de imagens. ;)

domingo, fevereiro 25, 2007

Imified - Instant Messenger ao seu dispor!

Usabilidade e simplicidade levadas a sério. É desta forma que o Imified transforma o seu Instant Messenger (MSN, Google Talk, Yahoo) em uma poderosa ferramenta de trabalho. É só mandar uma simples mensagem para o seu "amigo" Imified para criar todo lists, reminders e notes.




O que chama mais atenção é a forma de se "cadastrar". Ou melhor, a forma como você não precisa se cadastrar para ter acesso ao serviço. Basta adicionar o Imified como seu "amigo" e começar a interagir com ele.

A navegação é bastante interessante. Lembra, de uma certa forma, o processo de Serviços de Atendimento ao Consumidor (para serviços, digite 1, para Compras, digite 2...). Porém, surpreendentemente FUNCIONA! Envie a letra "m" e ele te responde com as possibilidades de serviços. O "Reminder", por exemplo é bastante útil para substituir aqueles post-its que entopem a sua mesa.



Você pode ainda configurar muitos outros atalhos. Algumas integrações com outros aplicativos de Web 2.0 já são possíveis, como por exemplo com o BaseCamp. Vale a pena conferir!