quinta-feira, agosto 31, 2006

Blog Day!

Pois é! Hoje é o Blog Day mundial! Por que a data 31/08? Olhe para o logo e veja..
É o segundo ano dessa iniciativa que busca fazer com que a blogosfera mundial interaja mais. O método é simples: todos os blogs do mundo publicam uma lista de 5 blogs para serem visitados, e o resultado é uma grande movimentação interna da blogosphera mundial durante a semana. Por isso, aí vai a minha lista!

1) Solution Watch - Esse é um blog que traz reviews de novos sites relacionados à Web 2.0.
2) Cafeína - O blgo da agência de publicidade Lowe, traz muitas novidaes, tendências e ações de comunicação diferentes que estão acontecendo no mundo.
3) Blogblogs - Um diretório de blogs brasileiros totalmente em Web 2.0! Vale a pena se cadastrar para divulgar seu blog.
4) CoolzOr - Blog de novidades e tendência na comunicação.
5) Read/WriteWeb - Notícias relacionadas à internet.

Web Office

logDepois do lançamento dos diversos programas online, faltava muito pouco para alguém juntar tudo isso em um único “Office”, não demorou a aparecer o primeiro.



O Thinkfree fez isso com maestria, criando o melhor pacote office online até o momento.
Pontos positivos? Muitos. Os programas têm praticamente todas as funções de seus irmãos da Microsoft, permitem compartilhar arquivos e gerenciar as mudanças que cada um faz, ou seja, completo.
Mas nem tudo é perfeito. O principal problema é que os “programas” demoram para serem iniciados, quando se deseja utilizar todas as funções dele (Power Edit). Se sua conexão for lenta, isso pode ser um grande empecilho. Enquanto você espera o programa em Java rodar, uma mensagem diz que a demora só ocorre uma vez, e que depois ele fica armazenado em seu cachê, porém, para mim isso nunca aconteceu.

My Office


Loading



Word


Excel


Powepoint


Experimentem!

domingo, agosto 27, 2006

Web Applications

Outro grande movimento da Web 2.0 são os aplicativos online. Esta tendência é uma das principais revoluções da internet para os próximos anos, algo que até a Microsoft está temendo e, se não fizer algo rápido para se precaver, pode estar com seus dias de dominância contados.

O Google, que é a principal referência de novidades e tendências na internet atual, já está mais do que se preparando para esta nova força que está surgindo, e deve usar estas ferramentas como uma das principais armas em sua luta contra a Microsoft.

Na Web 2.0 os aplicativos que você constuma utilizar vão sair do seu computador para ficarem online, assim como tudo o que você cria com eles. Não entendeu? Vamos à prática.

Edição de textos:
Um dos primeiros programas a serem instalados em um computador é um editor de texto, geralmente o Microsoft Word. E se a partir de agora você não precisar mais instalar ele?
Não precisa.



O Google comprou recentemente um dos primeiros editores de texto online que surgiram, o Writely, e como sabemos, quando o Google compra algo é porque daqui a pouco vai valer muito.

Esse programa tem as funções básicas de um editor de textos comum, ainda sem grandes recursos, mas você pode ter certeza que em breve ele estará completo.





Outra empresa que tem trabalhado muito nos aplicativos da web é a Zoho. O editor de textos deles também é muito bom e já tem mais funções do que o Writely.



Editor de planilhas:

Com certeza um dos tipos de programas mais usados no mundo, dominado pelo Microsoft Excel, o editor de planilhas foi o segundo tipo de aplicativo na web a surgir, protagonizado novamente pelo Google e a Zoho.



O Google Spreadsheets ainda está um pouco cru, pois estamos falando de um tipo de programa que tem uma infinidade de funções, e o Google ainda não conseguiu implantar a maioria. Está ótimo para quem precisa de um editor simples, mas ainda não aguenta funcionalidades muito complexas.






O Zoho Sheet conseguiu ir um pouco mais longe e manteve sua característica de ser bem similar aos programas da Microsoft, o que pode ajudar a usabilidade para quem já está abituado ao Excel.
Assim como o Google Spreadsheets, ainda precisa ser mais desenvolvido para realmente poder tomar o lugar do Excel.




Editor de apresentações:

Neste ponto o Google ficou pra trás, pois a Zoho já lançou seu Zoho Show, que substitui bem o Powerpoint e pode ser uma mão na roda pra quem precisa fazer uma apresentação, mas está sem os recursos para isso.





Pronto, só aqui já temos um Pacote Office básico, como se fosse uma versão "lite", de graça pra ser acessado de qualquer lugar do planeta, onde você pode deixar todos os seus arquivos gravados também. Precisando de um convite pra entrar em algum deles, deixa um comment que eu envio.

Agora me fala, o que a Microsoft está fazendo à respeito!?

quinta-feira, agosto 24, 2006

Social Annotation

O Social Bookmarking evoluiu, e desta evolução nasceram novas ferramentas:

- Clipmarks: Esse site foi além da simples marcação de um favorito e a publicação deles. Com ele, você grava os textos, imagens e partes relevantes dos sites que você gosta, coloca tags e divide com quem quiser. Os usos são vários: se você está fazendo uma pesquisa de qualquer tipo, vai anotando somente o que é importante de cada página e no final tem um apanhado completo e relevante sobre o assunto. Ou simplesmente busque por um apanhado deste, feito por outro usuário.


- Diigo: Social Annotation como eles mesmo se descrevem. Com essa ferramenta, você não só marca os textos importantes de cada página, coloca tags e divide com o mundo, mas você pode deixar uma página com seus highlights e anotações em forma de post-it para ser enviada a qualquer um, mesmo quem não é cadastrado no site. Esse site é fantástico.


Como a maior parte do que vêm surgindo nessa nova revolução da internet, existem centenas de sites com funções semelhantes, e no blog do Noah Fleming tem uma listinha modesta de 120 sites do tipo. Alguns deles eu discordo que sejam Social Bookmarking e vou explorar mais pra frente.

Existe até um site brasileiro, o linkBlog, mas ainda está um pouco longe dos melhores.

Os sites que colocarei no blog sempre são os que mais uso, mais conheço e mais gosto. Mas obviamente não conheço todos e quando um melhor aparecer, colocarei aqui novamente!

quarta-feira, agosto 23, 2006

Social Bookmarking

Essa é sem dúvida uma das partes mais legais e úteis da Web 2.0.

Quando você acha um site legal, indica para os amigos, e da mesma maneira, recebe indicações deles. Agora imagine que você gosta de um assunto muito específico, como "Web 2.0" por exemplo, e seus amigos não podem te indicar nada, ao mesmo tempo que os sites que você encontra indicam endereços que você acaba não gostando. Pois é, isso é extremamente comum, mas o Social Bookmarking parece ajudar muito a resolvê-los.

O conceito é simples. Os usuários disponibilizam seus bookmarks na internet, colocam tags e todos podem facilmente localizar o site. Até aí, nada de mais, mas a partir daí os usuários vão adicionando esse mesmo site para suas próprias listas, e cada vez mais, você pode ver quais são os sites realmente bons.

O Blinklist é um desses sites, e particularmente meu preferido. Outras opções amplamente utilizadas são o Furl e o Del.icio.us, e as diferenças entre eles são sutis.



Mas você pode pensar que colocar os endereços na internet deve ser um processo chato e demorado, mas isso já foi solucionado. Basta você instalar um botão em seu browser que, com um clique, o site está guardado para que você o acesse de qualquer outro lugar do planeta.

Mas a Web 2.0 não parou por aí. O Social Bookmarking evoluiu ainda mais! Mas é assunto para outro post...

Social Network

Uma das primeiras evoluções desta nova internet foi a chegada dos "social networks". Tendo o Orkut como precursor, estas redes de relacionamento foram o primeiro passo para que os usuários da internet começassem a adquirir uma identidade virtual, um convívio social que, assim como na vida real, começou a acontecer na internet.

Com esse convívio vieram as vantagens e as desvantagens da vida real. Começaram os abusos, a invasão de privacidade, fofocas, brigas, e todo o tipo de coisa que acontece na vida em sociedade. Mas não é esse o ponto importante.

Depois do Orkut vieram outros, como o Multiply, que hoje é bem mais completo do que o primeiro, e o recente Wayn, mas para mim o mais importante foi o pontapé inicial nesta vida virtual.


Com este novo convívio online, vieram novas ferramentas, e estas sim permitiram grandes avanços!

Para começar a explorar as novas ferramentas da web, vou escrever sobre o Social Bookmarking, que foi a minha porta de entrada para conhecer as centenas de novidades que estão por vir.

Web 2.0

Já li muitos blogs e sites que tentam dizer qual é a definição de Web 2.0, mas vou começar este blog explicando esse novo uso da internet sob um ponto de vista pessoal.

Web 2.0 é um nome dado a uma evolução do modo de ver, criar e usar a internet. É uma tendência, e suas características básicas são as seguintes:
  • Online: tudo deve permanecer online
  • Social: tudo deve poder ser dividido com outros usuários ou com toda a internet
  • Conteúdo colaborativo: todo o conteúdo da internet, se gerado pelos próprios usuários, tem potencial para ser mais adequado, mais específico e melhor selecionado do que o conteúdo que não gera diálogo e coloboração. Quando uma informação está aberta à todos, ela vai sendo selecionada e se tornando cada vez mais relevante e produnda.
  • Integração: a integração, não só de usuários, mas também entre sites e aplicativos da Web 2.0.


Daqui em diante vou postar sites, novidades e notícias interessantes sobre essa, que promete ser a maior revolução da internet.